Translate

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Profissionais Envolvidos no Tratamento de uma Criança com Fissura

     

     Cirurgião plástico: Com formação especializada no diagnóstico e tratamento de anormalidades esqueléticas do crânio, ossos da face e dos tecidos moles; vai trabalhar junto com ortodontistas e outros especialistas para coordenar um plano cirúrgico.

Pediatra: Tem a função de acompanhar a criança como ela cresce,observando como está sua saúde e manter os demais profissionais informados do seu estado clínico com isso,  ajudar os vários especialistas envolvidos.

Ortodontista: Irá  avaliar a posição e alinhamento dos dentes do seu filho (a).

Fonoaudiólogo(a): Irá realizar uma avaliação abrangente sua especialidade é  avaliar as habilidades comunicativas e acompanhar de perto o seu filho em todas as fases de desenvolvimento. Estimulando a fala, e auxiliando nas questões auditivas. Também poderá auxiliar a mãe quanto aos cuidados que deverá ter com a amamentação tanto no peito quanto com mamadeiras e bicos especiais.

Otorrinolaringologista: Este especialista ajudará na avaliação e tratamento de infecções do ouvido, otite, pois, a criança com fenda palatina terá mais probabilidade de desenvolver esta infecção.( a Emily com 6 meses ainda não apresentou otite,mas , terá que fazer drenagem no ouvido,esta será feita junto com a 1ª cirurgia)
      
Psicólogo: Tem como uma das principais funções cuidarem do psicológico de toda família, sendo que, essa é uma notícia que poderá “chocar” a todos, principalmente mãe, pai e no caso de ter irmãos ainda crianças, pois estes, podem não conseguir compreender o que está acontecendo sem a ajuda desse profissional, é humano e normal o susto no momento do nascimento, sendo que se trata de deformidades na fase, e geralmente familiares não tem conhecimento do assunto, com isso terão dificuldade de lidar com a situação, também irá trabalhar com a criança com o intuito de manter sua auto estima, enfrentando de cabeça erguida os desafios e muitas vezes preconceitos da sociedade(acreditamos que a  Emily vitória não precisará deste profissional ,sendo que estamos sempre elogiando -a e deixando seu auto-estima bem alto).

Nutricionista: Auxiliará pediatra e fonoaudiólogo(a) no desenvolvimento da criança ,no caso de crianças com lábio leporino ,o ganho de peso poderá ser lento,pois a fissura permitirá a entrada de ar junto com o leite,em muitos casos é importante acrescentar um suplemento alimentar,e as papas, também poderão iniciar-se antes do 6º meses como é recomendado para crianças sem fissura.

Assistente Social: Um profissional que fornece orientação e aconselhamento para família em lidar com os aspectos sociais e emocionais que poderão enfrentar. Ajuda a  família com recursos da comunidade e encaminhamentos; também analisa o histórico médico e familiar, bem como, as condições em que a criança se encontra, isso ajudar no diagnóstico.


Um comentário: