Translate

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Amamentação de Criança com Fissura

         O aleitamento materno é de grande importância para a mãe e filho. É um alimento completo, suprindo todas as necessidades dos primeiros meses de vida para o bebê crescer protegido de muitas doenças, entre elas diarreia, pneumonias, infecção nos ouvidos, alergias entre outras.
        O leite contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê, o leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para seu filho, não existe leite fraco,  portanto, é feito especialmente para o estomago da criança, sendo de mais fácil digestão, cada mamãe produz o leite adequado para seu bebê, ou seja, o leite de uma mamãe pode não ser bem aceito no organismo de outro bebê, cada mamãe deverá amamentar somente seu filho. 
          Por ser um alimento completo não e necessário oferecer, água, chás e nenhum outro alimento ate os 6 meses de vida. Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento, hoje podemos contar com formulas que podem ser oferecidas aos recém nascidos caso a mamãe não tenho leite no peito, mas antes disso ,deve se insistir o máximo possível para estimular a produção de leite, pois ,sabemos que o leite materno precisa de muito estimulo pra se produzir e a sucção é uma delas ,por isso logo ao nascer já é aconselhado aos mães a incentivarem seus bebês a sugar o peito.
      A criança com lábio leporino lateral  geralmente consegue mamar, com a ajuda da mãe e apoio dos familiares, pois a fenda labial é só externa com isso a criança conseguirá sugar ,pode ocorrer um certo desconforto e cansaço ,mas, com paciência é possível amamentá-lo.
    A criança com lábio leporino e fenda palatina já apresentará maiores dificuldades, pois a ausência do palato ( céu da boca) não lhe permite a pressão do lábio superior, com isso, o esforço é muito para um bebê, esse gastará energias que podem resultar na perca de peso, neste caso é recomendável a formula que pode ser NAN, NESTOGENO, APTAMIL, ou outra de acordo com ao acompanhamento do pediatra e /ou nutricionista.
     É importante lembrar que o momento da amamentação é de suma importância para mãe e o bebê, seja no peito ou na mamadeira é um momento de troca de afeto e confiança .

Um comentário:

  1. explicações bem curtas e objetivas,, concordo com vc , amor ,afeto ,muito carinho dos familiares é muito importante pra um bom desenvolvimento de uma criança.

    ResponderExcluir