Translate

domingo, 3 de janeiro de 2021

Relembrando cuidados que tivemos com a Emily.


 cuidados e lembranças ,
  atendendo a pedidos, estou postando estas  postagens antigas para orientações, em 2021 Emily já esta com 6 anos .

    A alimentação para os bebês sempre preocupa todos em especial as mamães que claro sempre querem oferecer o melhor para a criança, nos casos de fissurados em pós-operatório a escolha dos alimentos ainda deve ser mais cautelosa, sendo que existem alimentos que podem ajudar na cicatrização e outros que podem atrasar o processo. Estávamos passando por um momento de muita tensão, cidade estranha, tudo novidade, sem trabalho e consequentemente sem salário, mas nossa princesa era nossa inspiração, o pai dela precisava retornar para Rio Grande do Sul onde morávamos para concluir algumas atividades lá e eu sozinha com as duas filhas em Bauru, precisando ter cuidados especiais com as duas. Além do pós-operatório da Emily Vitória também foi nesta época que descobrimos que as dores no peito da Bruna Fernanda era bronquite asmática; e sempre muito preocupada com a maninha ela ficava nervosa com a situação tendo assim crises frequentes. Mais uma vez percebemos com as pessoas em Bauru são acolhedoras e recebemos muita ajuda de vizinhos desconhecidos e que se tornaram grandes amigos (a), e órgãos públicos só temos a agradecer. Mesmo com tantas dificuldades conseguimos superar e atender as necessidades dos cuidados necessários para o pós-operatório da nossa pequena que neste período já está com quase um aninho.

 

A Emily vitória está com dez meses e se recuperando da segunda cirurgia, a que fechou lábio e palato duro lado esquerdo e sempre muito ativa e atenta a tudo em sua volta começou a se soltar, parece que nossa pequena guerreira está prestes a dar seus primeiros passos, e nós muito apreensivos pois, os cuidados para que não bater a boca aumentam neste período , mas deu tudo certo com dez (10) meses completos ela começou caminhar, com onze(11) meses já esta com bastante firmeza nas pernas e querendo fugir, ama brincar de esconde-esconde e quando vê a pessoa corre pra parede e bate a mãozinha, igual na brincadeira, com um (1) ano sua inteligência surpreende a todos.

 

 

Passos

Quantos passos daremos?

Há!! Quantos passos?

A caminhada é longa

Mas com fé chegaremos

Chegar onde o destino nos levar

Papai e mamãe vão me guiar

Sempre em todo lugar

Mana vai acompanhar

Muitas vitórias vamos comemorar.

Julho, 2015

Um (1) aninho.

Estamos sobrevivendo com muitas dificuldades, pois estamos desempregados, eu estou sozinha em Bauru e o pai da Emily está no RS onde morávamos, parece que tudo está cada vez mais complicado, mas com fé vamos seguindo, a dieta da Emily acabou e seu palato está ótimo, tudo bem. Está chegando o dia de seu primeiro aniversário, data muito especial e que geralmente a família deseja fazer festinha; é dia de comemorar.

 Recebemos a visita da vó e que muito amorosa não quis deixar passar em branco esta data tão especial, mas não tínhamos condições para fazer festa, então nós mesmo com a ajuda da vovó e da Emily, fizemos um bolo caseiro, tiramos fotos e nos “lambuzamos “ a dificuldade acabou quando percebemos que a maior felicidade e o principal nos tínhamos, a nossa pequena ali, comemorando seu primeiro aninho de vida com saúde e com  muito amor de todos, foi um dia que ficou marcado na nossa memória, um ensinamento para Bruna e a realização de mais uma etapa vencida

 

Tudo certo com nossa pequena, agora só esperar a próxima etapa; assim se resume a rotina de famílias com filhos (as) fissurados. Nós de etapa em etapa vamos com fé seguindo em frente e ganhando uma nova filha a cada cirurgia; por se tratar de cirurgia de face às mudanças são visíveis em sua aparência. Sua terceira cirurgia está marcada para 22 de junho de 2015; a qual fechará palatoplastia primaria posterior (palato mole) e fará frenectomia.( frenolectomia lingual).

se observar bem, pode-se ver que a língua esta pressa, com isso será preciso fazer frenolectomia, para que possa falar  perfeitamente. Só percebemos que  a Emily precisava  fazer quando já estávamos na terceira cirurgia.

Falar

Que susto... há um susto

Mais um...

A terceira cirurgia

Para recarregar as energias

Uma frenectomia

Soltando, alongando a língua

Assim poderá cantar

Para completar nossa alegria

A Princesa Fissurada

Agora além de pular e brincar

Também pode falar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário